segunda-feira, 9 de maio de 2016

Planetário do Parque do Carmo foi reaberto depois de dez anos de lutas do povo de Itaquera.




Reinauguração do Planetário Parque do Carmo em Itaquera.

Nós do Movimento Inclusão Já deixamos aqui os parabéns a todas as pessoas que lutaram para que o Planetário do Carmo em Itaquera voltasse a ser reaberto para o uso da nossa população, estamos muito feliz por nosso povo que lutou e reconquistou esse importante equipamento público.


Hoje 08-05-2016 eu Valdir Timóteo Inclusão Já e diversos moradores da zona leste de São Paulo tivemos o prazer de participar da reinauguração do Planetário do Carmo em Itaquera que ficou fechado por 10 anos pelos desleixos das gestões Serra/Kassab, eu para não perder o costume fui conferir a acessibilidade no Planetário faltam algumas coisas, mas no geral posso afirmar que esta muito boa, com vagas para pessoas com deficiência, plataforma elevatória, piso tátil para deficientes visuais, um banheiro acessível e adaptado onde de pronto solicitei que construíssem mais um banheiro para ter dois banheiros um masculino e um feminino, solicitei também um trocador ou fraldário.
Outro ponto muito importante que não deixei passar despercebido: Solicitei a direção do Planetário que traduzissem todos os áudios em libras e que fossem projetados simultaneamente com as apresentações para que as pessoas surdas ou com deficiência auditiva severa possam entender tudo que é apresentado ali no Planetário, de pronto a direção disse que estariam dando todos os encaminhamentos necessários.
Vídeo abaixo: Valdir Timóteo mostrando a acessibilidade ao prefeito Fernando Haddad.

Eu sou critico sim, mas sempre em busca de resultados positivos a nossa sociedade.
Valdir Timóteo: hoje quando estive com o prefeito Fernando Haddad e com o subprefeito Mauricio Martins na reinauguração do Planetário do Carmo em Itaquera reforcei as cobranças para que fossem instalados brinquedos adaptados no Parque do Carmo e que os brinquedos existentes voltassem para a área mais acessível do parque, o prefeitoFernando Haddad disse que as minhas solicitações seriam acatadas, agora é ficar em cima até que tudo seja concluído.
Deixo aqui os meus agradecimentos ao nosso grande guerreiro Rodrigo Reis jovem que esta construindo um futuro melhor para a nossa população, tenho muito orgulho de lhe ter como amigo, meus parabéns.
A POPULAÇÃO GANHA AJUDANDO O PODER PÚBLICO, NÃO ENTREM NAS POLITICAS SUJAS DO QUANTO PIOR MELHOR.
MINHA FUNÇÃO COMO ATIVISTA SOCIAL É PROPOR SOLUÇÕES E COBRAR.


A Prefeitura reabriu, neste domingo (8), o Planetário do Carmo, na zona leste. Localizado no Parque do Carmo Olavo Egydio Setúbal, este importante patrimônio histórico, científico e cultural da cidade, que estava fechado desde 2007, foi reformado para se transformar em um dos mais modernos espaços dedicados à astronomia no mundo, contribuindo para a popularização do conhecimento científico.

“Foram feitos todos os reparos, com a melhor tecnologia. Nós estamos seguros de que estamos devolvendo o planetário para a cidade em condições de funcionar por muitos anos, sem interrupções. É um movimento de modernização dos equipamentos da cidade, para que a população possa usufruir e se apropriar do que é dela”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, que assistiu nesta manhã à sessão inaugural do planetário, acompanhado de Ana Estela Haddad, primeira-dama e coordenadora da São Paulo Carinhosa.

Com uma área de 1.750 metros quadrados, o prédio possui uma cúpula de 20 metros de diâmetro e sala de projeção com capacidade para 230 lugares. As poltronas em posição unidirecional permitem que os usuários visualizem a representação do céu visto da Terra em qualquer época e latitude do nosso planeta.

A sessão de inauguração foi especialmente dedicada ao público infantil, com a projeção de “O Aniversário de Pingo”, que conta a história de um menino de 10 anos que ganha um presente de aniversário especial do avô astrônomo. Na atividade, as crianças realizam uma viagem pelas estrelas, planetas e constelações, com explicações científicas em linguagem simples e divertida.

“Eu moro aqui pertinho, do outro lado da rua, e nunca vim ao planetário. Hoje nós vamos conhecer. É muito bom ter uma atividade como esta aqui na comunidade, porque incentiva a curiosidade das crianças para as ciências”, avalia Clara Apolinário, 30 anos, que assistiu à projeção com seu filho Rafael, 8 anos. O passeio no planetário era o começo da programação da dupla para o Dia das Mães, comemorado neste domingo.

EstruturaAlém do cuidado minucioso com a reforma, o espaço ganhou recursos modernos e equipamentos importados para oferecer aos visitantes projeções que permitam uma visão nítida. As imagens das constelações, dos astros e seus movimentos são projetadas por equipamento de última geração, localizado no centro da sala.
Na cúpula, as estrelas são representadas por meio de 9.000 pontos de fibra ótica. Além disso a precisão de detalhes da projeção é garantida por 109 lentes. “As estrelas têm uma cintilância diferente, por termos um equipamento muito avançado. Além do projetor no meio, temos projetores nas laterais e animações”, explica Mônica Borba, diretora da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura da Paz (Umapaz), responsável pelo espaço.

O planetário tem ainda um celóstato para observação do Sol, sala de aula e espaço para exposições. Uma esplanada cósmica, estrategicamente posicionada atrás do prédio, disponibiliza dois telescópios e contará com atividades monitoradas.

Para auxiliar a população, o planetário conta com uma equipe de profissionais com experiência de trabalho no Planetário do Ibirapuera, reaberto em janeiro deste ano, com novos professores e programadores. Esses técnicos são responsáveis por atividades como cursos, palestras e observações. A programação é gratuita e aberta ao público, principalmente para escolas.

PlanetáriosCom o objetivo de tornar o conhecimento científico cada vez mais acessível ao público geral e escolar, os planetários são espaços para o ensino não formal de Astronomia e ciências relacionadas.

Os equipamentos têm como característica salas de projeção com cúpula e cadeiras com disposição circular, possibilitando a representação de fenômenos astronômicos como eclipses, chuva de meteoros e os movimentos da Terra.

Com a reabertura dos planetários no Parque do Carmo e no Ibirapuera, a cidade passa a contar com dois espaços que, além de opção de lazer para os paulistanos, são indispensáveis para o ensino de Astronomia básica.

Atendimento ao público
O planetário atenderá o público em geral aos sábados e domingos, às 10h, 12h, 15h e 17h. As senhas para assistir às sessões serão distribuídas com uma hora de antecedência. A faixa etária para entrada é a partir dos 5 anos de idade.

Nos meses letivos de março, abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro e novembro, assessões para escolas acontecerão de quarta a sexta-feira, às 9h, 10h30, 14h e 15h30. Para agendar, é necessário entrar em contato pelo e-mail:agendamentoescolarplanetariocarmo@prefeitura.sp.gov.br

Planetário do Carmo
Parque do Carmo Olavo Egydio Setúbal - Rua John Speers, nº 137

Informações adicionais:Atividade gratuita
Faixa etária: a partir dos 5 anos (mediante apresentação de documento de identidade)
Duração de cada sessão: 30 minutos.
Lotação máxima: 230 pessoas.
Local com ar condicionado, sem guarda-volumes.

Atendimento preferencial:11 senhas para pessoas com deficiência + 11 para acompanhantes, 4 locais para cadeirantes.
11 senhas para gestantes, obesos e idosos (mediante apresentação de documento de identidade) + 11 para acompanhantes.
Todos os atendimentos prioritários têm direito a um acompanhante. Caso as vagas preferenciais não sejam preenchidas, as senhas serão distribuídas ao público 5 minutos antes da sessão.

Como chegar:
Quatro linhas de ônibus passam pelo local:
N438-11 Metrô Itaquera  – Hospital Sta. Marcelina
3796-10 Gleba do Pêssego  – Metro Itaquera
253F-10 Terminal  A.E. Carvalho  - Terminal São Mateus
4008-10 Jardim Cibele - Terminal Vila Carrão

Nenhum comentário:

Vamos exercer a nossa cidadania e eliminar os maus políticos da vida publica, ESSE PODER É NOSSO

Somos 45 milhões de brasileiros cidadãos e cidadãs com algum tipo de deficiência sem ter nossos direitos respeitados. Quem esta preocupado e trabalhando de verdade por essa população? Até Quando vão continuar nos ignorando? Para que servem as Leis Federais se os próprios governos as desrespeitam? Porque o Decreto 5.296 de 2004 não foi e não é cumprido? Senhores mandatários do poder hoje nós somos os abandonados amanhã pode ser os senhores!!!! Vamos exercer a nossa cidadania e eliminar os maus políticos da vida publica, ESSE PODER É NOSSO

Postagens populares