domingo, 11 de julho de 2010

Visita ao Shopping Tatuapé evento coordenado pelo Dr.Ricardo Ambrosio Fisioterapeuta com a participação de três deficientes do Movimento Inclusão Já

A visita foi realizada sábado dia 10/07/2010 ao Shopping Tatuapé com uma equipe de voluntários e estudantes de fisioterapia todos eles andantes, alguns sentados em cadeira de rodas simulando serem deficientes, OBS. cada um deles com um acompanhante os auxiliando em tudo.

Pelo que pudemos perceber o que diferenciava os estudantes de fisioterapia dos voluntários era o dizer estampado em suas camisetas, nas camisetas tinha as seguintes frases (Quero caminhar pelas ruas) outras ( Fisioterapia Quero caminhar pelas ruas) algumas estampado nas costas (formandos turma 8) assim como demonstra em fotos

Nesta visita os verdadeiros cadeirantes são os integrantes do Movimento Inclusão Já convidados a participar do evento pelo Dr. Ricardo sendo eles (Tânia Ieda, Pamela Suelen e Valdir Timóteo pessoas com deficiência física e Cadeirantes na vida real).
Valdir Timóteo presidente do Movimento Inclusão Já fez reunião com os integrantes do Movimento inclusão Já ao final do evento para avaliar os pontos positivos e pontos negativos do que fora realizado, ao ver de Valdir Timóteo toda iniciativa de levar conhecimento aos futuros profissionais e a população em geral é valida, Mas, há que se tomar certos cuidados, diz Valdir Timóteo ao meu ver a visita foi de pouco proveito por conta da escolha do local que é bem acessível e oferece pouquíssimas dificuldades a quem tem deficiência, a luta para os Shoppings chegarem a estar em boas condições de acessibilidade vem de muitos anos pelas pessoas do seguimento de pessoas com deficiência, (a escolha do local não mostra as grandes dificuldades do dia a dia das pessoas com deficiência, mostra apenas as facilidades já conquistadas pelo seguimento de pessoas com deficiência e esse é um ponto negativo ver o que já foi conquistado e deixar de lado o que temos a conquistar), apesar do Dr. Ricardo Ambrósio ser meu amigo não gostei da maneira que foi coordenado esse trabalho para os andantes que estavam em cadeira de rodas, foi muito fácil estarem ali, visto que, seus voluntários os empurraram o tempo todo e os auxiliaram com uma eficiência impecável, (esse é um ponto positivo o empenho dos voluntários e o aprendizado de cada um deles, que ótimo seria se todos tivessem voluntários como esses que participaram do evento), tenho compromisso com a verdade e tenho que expor a verdade doa a quem doer.
Andar em cadeira de rodas nos Shoppings você não tendo nenhuma deficiência com um voluntário lhe empurrando e lhe auxiliando o tempo todo em tudo é muito fácil, esse trabalho mostrado aos formandos e aos voluntários não chega nem perto da realidade vivida no dia a dia pela grande maioria de pessoas que tem deficiência.

Nos dias de hoje a grande maioria dos Shoppings são os lugares mais preparados para estarem recebendo o publico que tem deficiência, não estão adaptados em 100% ainda, mas oferecem boas condições de acessibilidade e isso é inegável, o difícil é transitar nas ruas e calçadas e utilizar se dos meios de transporte publico para chegar até os Shoppings.
Foto de todos na fila para utilizar o Elevador
No Sábado dia 10/07/2010 integrantes do Movimento Inclusão Já (Tânia Ieda 1ª secretaria do Movimento, a cantora e modelo Pamela Suelen, Valdir Timóteo presidente do Movimento os três deficientes de verdade e Cadeirantes) junto a seus acompanhantes Luciane acompanhante de Tânia, Maria de Lurdes Educadora social e acompanhante de Pamela, Lucineide esposa e acompanhante de Valdir tínhamos combinado que após o termino do evento previsto para as 14:00 horas iríamos aproveitar a rara oportunidade que temos de sair de nossas casa para irmos ao Cinema do Shopping, Pois bem, pasmem os senhores, o Cinema fica no terceiro piso do Shopping e ao chegarmos no Elevador nos deparamos com uma fila enorme de cadeirantes para utilizarem o elevador, Mas esses cadeirantes eram os estudantes e voluntários os mesmos que estavam conosco eles não são deficientes de verdade estavam apenas simulando a situação e a aula do Dr. Ricardo já havia terminado, entre esses cadeirantes estava ali o Dr. Ricardo Ambrósio e os voluntários, nos vem uma pergunta dos que ali estavam, ué onde vocês vão? Respondemos vamos aproveitar a oportunidade e vamos ao Cinema, Pois Bem Perdemos a sessão e não pudemos assistir o filme, os senhores querem saber porque?

Infelizmente a falta de consciência e de respeito as leis não é somente da sociedade que não tem um contato direto com as pessoas com deficiência, Explicamos, nessa fila estavam as pessoas que simulavam serem cadeirantes e nós os verdadeiros deficientes e cadeirantes estando ali, PERGUNTAMOS DE QUEM É A PRIORIDADE PARA USAR O ELEVADOR???

Resposta: A prioridade deveria ser nossa dos verdadeiros cadeirantes, pois a aula e a simulação já havia terminado e todos já tinham se despedido uns dos outros, mas por falta de Consciência e falta de respeito as leis fomos os últimos a embarcar no Elevador isso porque nossos próprios companheiros que ali estavam não tomaram uma dose daquele remédio que muitos precisam tomar O FAMOSO SIMANCOL 500 ML e tomar também o Hormônio transformador de cidadãos O FAMOSO CONCIENTIZOL 500 ML medicamento de uso continuo para o resto da vida.

Que essa publicação sirva de alerta e referencia a quem quiser participar dos nossos trabalhos e ser meu amigo, tenho compromisso firmado com a verdade, recomendo a todos que queiram ser meu amigo, se alguém esperar que Valdir Timóteo deixe de dizer a verdade para ser seu amigo ou amigo de quem quer que seja, nem cheguem perto de Valdir Timóteo pois não serei seu amigo.

Vejam a situação ao chegarmos no Shopping Dr. Ricardo quer subir os cadeirantes pela escada rolante, Valdir Timóteo interfere e Alerta dos perigos, Alerta a não subirem em escadas Rolante de cadeira de rodas, essa pratica é perigosa e oferece varios riscos, após um debate sobre a situação a orientação de Valdir foi acatada e todos seguimos para o Elevador e subimos até a praça de alimentação de Elevador.
As Criticas nos trazem a reflexão e com elas podemos aprender muito, Mas para isso acontecer temos que aceita-las.
Caso alguém não queira ouvir verdades e passar por situações semelhantes não nos convidem para seus eventos, nosso compromisso é com a verdade e situações como essa do vídeo traz as pessoas para a realidade, mesmo sendo uma situação desagradável.
Veja o Vídeo abaixo


Foto do local onde todos se despediram ao termino do evento

Democraticamente a quem se sentir lesado ferido ou ofendido sempre deixo o espaço aberto ao direito de resposta, O trabalho do Movimento Inclusão Já é Serio e não estamos aqui para brincadeiras.

Texto de total responsabilidade de Valdir Timóteo Leite
Presidente
Movimento Inclusão Já

Um comentário:

Tânia Mara disse...

como a um trabalho de inclusão . se o presidente da associação do shoping tatuape. sr, lindomar martins belem, tem uma filha que sofre de trastornos mentais, e a ignora completamente. sua filha mora em porto segurom-ba, ele simplismente ignora todos os pedidos de axilio que eu sua ma~e faço, n ão ajuda financeiramente e muito menos moralamente , não vejo como este trabalho possa começar por fora, se tem que vir de dentro. ob,. tania

Vamos exercer a nossa cidadania e eliminar os maus políticos da vida publica, ESSE PODER É NOSSO

Somos 45 milhões de brasileiros cidadãos e cidadãs com algum tipo de deficiência sem ter nossos direitos respeitados. Quem esta preocupado e trabalhando de verdade por essa população? Até Quando vão continuar nos ignorando? Para que servem as Leis Federais se os próprios governos as desrespeitam? Porque o Decreto 5.296 de 2004 não foi e não é cumprido? Senhores mandatários do poder hoje nós somos os abandonados amanhã pode ser os senhores!!!! Vamos exercer a nossa cidadania e eliminar os maus políticos da vida publica, ESSE PODER É NOSSO

Postagens populares